Pular para o conteúdo principal

A Salvação Não Vem Pelas Obras



Texto Base:
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2. 8 – 9

          Muitas pessoas dizem que não precisam ir para a Igreja porque elas não fazem nada de errado e vivem direito, não roubam, não matam, são fiéis às suas famílias.  Há pessoas que acham que apenas aqueles que cometem crimes ou pecam (no sentido de violar as leis) é que precisam ser lavados e regenerados.
          Geralmente nós ouvimos isso das pessoas que são boas, que realizam boas obras. Elas ajudam os necessitados: doam roupas, alimento, visitam hospitais. 
          E às vezes elas acreditam em Deus, acreditam em Jesus, mas não acham que precisam de um compromisso firme com Ele; não querem frequentar Igreja, não precisam fazer parte de uma Igreja para serem salvos, afinal são boas pessoas.
          Eu também pensava assim. Eu sabia quem Jesus é, e isso era suficiente. Eu não fazia nada de errado, não era má, ajudava o próximo. Meu lugar no céu estava garantido. 
         Mas a Bíblia diz, em Efésios capítulo 2, versículos 8 e 9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
          Ajudar os outros é muito bom, Deus se agrada disso. E há recompensa, porque a Bíblia diz que o que plantamos colhemos. Então, se ajudamos, somos ajudados.
Você diz: “Ora, justamente por isso eu não preciso de Deus!” ou: “não há nada em mim que precise ser transformado ou que precise de Jesus”.
          A bondade existe onde existe o amor. O amor verdadeiro está em Deus, porque Deus é amor. Sem Deus, quanto tempo dura a sua bondade? Há pessoas que se alguém pisar no pé elas pisam de volta, pra revidar. Se alguém faz uma manobra errada no trânsito elas querem parar para reclamar (e hoje em dia muitos morrem por causa disso). Se um atendente demora de mais, reclamam. Se o troco vem errado, já partem para brigar. É uma bondade de circusntâncias, condicionada às circunstâncias. Se outro for bom comigo, eu serei bom com ele. Se ele for mau, não tem nem conversa. 
          A Palavra de Deus diz para retribuirmos o mal com o bem. Então se ele for bom, eu serei bom; se ele for mau eu serei bom ainda. Mas isso é coisa de bobo! Não! Isso é coisa de quem é de Jesus, e só quem tem o Espírito Santo de Deus entende como é agradável fazer bem àqueles que nos fazem mal. 
          E mais do que isso: uma pessoa boa de verdade sabe perdoar.
          O perdão é algo muito complicado de se fazer. Para qualquer pessoa, crente ou não. Mas o perdão é algo incrível, inexplicável, é tão imenso que nos faz sentir muito bem. O perdão exige humildade. E no mundo em que vivemos, ser humilde de coração é ser trouxa, é ficar para trás. 
          É muito difícil perdoar algo que fazem contra nós. Tem pessoas que guardam rancor de coisas bobas: um conhecido que passou e o não cumprimentou; ou uma pessoa que fez uma festa e não a convidou. Tem pessoas que guardam ressentimentos de coisas mais sérias: um assalto, um assassinato, um acidente. 
          A ferida que o rancor e o ressentimento deixam é muito forte, e só é curada quando o perdão é liberado. Pode parecer bobeira, mas o alívio do perdão sara a alma abatida. E isso nós aprendemos com Jesus.
          Só que algo ainda mais difícil é pedir perdão. O orgulho não nos deixa humilhar diante do próximo. Isso acontece com todas as pessoas, crentes ou não. Mas o Espírito Santo que habita em nós nos auxilia, nos ensina o que fazer. Nos ensina que pedir perdão também é uma forma de amar, de ser bom. É uma obra que aprendemos quando Jesus está conosco. 
          Talvez você pense que não há nada errado em você. Talvez não haja; somente Deus sabe disso. Mas a verdade é que a graça do Senhor nos alcançou, e por isso estamos aqui. Não é mérito meu, nem seu. Para a salvação, não é necessário simplesmente ajudar os pobres, por que, que proveito haverá em você se apresentar diante de Deus no Grande Dia com as mãos cheias de obras se você não O conhece?
          Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Tempos de Guerra, Nunca Pare!

Texto Base:  “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os san

O Dia de Amanhã

Mais um ano está chegando ao fim. Este foi um ano de conquistas e derrotas para todas as pessoas, cristãs ou não. Na verdade, tanto a vitória quanto a derrota fazem parte da vida. Como a própria Bíblia diz: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.” Eclesiastes 7:14 Há dias bons e dias ruins, e esse ano não foi diferente para ninguém.         É muito comum nos reunirmos nos últimos cultos do ano para contar as bênçãos recebidas. Mas imagino quantas pessoas não tiveram ou não terão essa chance! Deixamos para agradecer no final, em um dia apenas. Quando precisamos, porém, pedimos o tempo todo, de todas as formas, em cada culto, cada oração, a cada pessoa. Por que nos é tão fácil pedir, mas tão custoso agradecer? Temos muita facilidade em ir ao altar para pedir por cura, por emprego, por restauração, por livramento; e deixamos par

Fé ou Razão?

Texto Base: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32 Recentemente recebi duas senhoras de uma outra religião para estudarmos a Bíblia. Elas bateram em minha porta e perguntaram se poderiam vir estudar. Eu concordei – como recusar estudar a Bíblia? Mas durante o “estudo” uma delas se exaltou e disse: “se você pensa assim, porque nos recebeu?” “Ora”, disse eu, “vocês bateram à minha porta!” Estudar a Bíblia é sempre bom. Mas precisamos estar com a Palavra na ponta da língua! “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1 João 2:14 Na verdade, qualquer pessoa que se dispõe a ensinar algo precisa estar com o conteúdo bem preparado, precisa saber das respostas antes que as perguntas sejam feitas. Ainda mais quando falamos do mundo espiritual. Pessoas que se oferecem para ensinar sobre Deus precisam realmente saber sobre De