Pular para o conteúdo principal

Ser ou Não Ser? Eis a Questão! Ser Submisso é uma Questão de Escolha?

Texto base: Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu único Filho, para que todos os que nele acreditam não morram, mas vivam para sempre.
João 3.16

Introdução
            “Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito”. Efésios 5:22-33
            Deus determinou um papel específico para os homens e um para as mulheres. Esses papéis não são escolhas! À mulher, cabe a submissão. Ao marido, cabe dar a vida pela mulher.
            Quando falamos de submissão, as pessoas entendem que é uma relação de domínio; que o homem pode simplesmente fazer o que quiser com sua esposa. Não é assim. A submissão está ligada ao poder de decisão, ao homem, como cabeça, decidir, dar a resposta final. Não é poder físico – a relação física, na verdade, está em o marido morrer pela mulher, em apresentá-la bela, sem mancha e sem culpa.
            A relação de submissão da mulher ao homem vem da criação. Deus fez primeiro Adão, do pó da terra, e a partir de Adão fez Eva. Já a relação de se entregar pela mulher vem da figura de Cristo, que se entregou, deu sua vida pela igreja. São relações que o próprio Deus determinou; logo, a mulher não pode escolher ser submissa, e o homem não pode escolher dar a sua vida. Inclusive: o não cumprimento de algum papel não influencia o papel que temo – não há relação de condição: se a mulher for submissa, o homem dará a vida por ela, ou vice-versa. Cada um deve cumprir seu papel independente de como o cônjuge age.
            Uma certa vez um pastor disse, em um culto de famílias: “é fácil ser submissa a um homem que dá a vida por você”. É fácil mesmo?
            “Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu único Filho, para que todos os que nele acreditam não morram, mas vivam para sempre”. Você conhece essa frase – João 3.16. Quando Jesus deu sua vida pela igreja, ela era submissa? Não! Após Jesus ter entregue sua vida, a igreja passou a ser submissa? Não! Se submissão fosse fácil, todos hoje seriam cristãos!

Somos Todos Submissos
            Existe hierarquia em todas as sociedades. Não há ninguém que não esteja sujeito a alguém, exceto Deus. Na família, os filhos estão sujeitos ao pais; a mulher ao marido; e o marido a Deus. Em uma empresa, os funcionários estão sujeitos ao patrão, este por sua vez precisa prestar contas de suas atividades e lucros ao Fisco, Previdência, Fazenda, enfim.
            Todos são submissos. Alguns, a Deus. Outros, ao pecado. Há pessoas que dizem: “eu sou livre, posso fazer o que quiser!”
 
“Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? " Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado”. João 8:33,34

                        Quando não conhecemos a Cristo temos a falsa sensação de liberdade. E o ser humano gosta da sensação de liberdade, gosta de mandar, de ser o líder, de ter poder. Não estar submisso a Cristo representa para essas pessoas a sensação de liberdade. Mas é uma sensação – quem não está na luz (Cristo) está nas trevas. Não existe meio termo, não existe limbo!
            Ser submisso a Cristo é ser realmente livre.

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?" Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. João 8:31-36

Como Ser Livre em Cristo
            Para sermos livres em Cristo Jesus, precisamos reconhecer que Ele é o nosso Senhor. Ter Jesus Cristo como Senhor nos faz submissos dEle, sim, e totalmente livres! Aquele que vive sem Jesus, acreditando ser “livre”, é escravo do pecado, de seus próprios desejos, interesses, vontades, vícios. Pode parecer bom – lembre-se, é apenas uma sensação. O final desse caminho é a morte eterna. Mas ser servo de Jesus é ser amigo dEle. E que privilégio ser chamado de amigo pelo nosso Salvador!

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. 
João 15:12-15

            Para sermos livres em Cristo, precisamos confessor nossos pecados a Ele, e receber o Seu perdão.

 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

            Para sermos livres em Cristo precisamos nos afastar do pecado.

Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.
Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.
Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 
1 João 3:5-10

            Para sermos livres em Cristo precisamos falar aos outros como o amor dEle mudou nossas vidas!

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Marcos 16:15

            Ser submisso não é uma questão de escolha quando escolhemos a Cristo. Mas também não é um fardo porque nos levará para a vida eterna.

Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Tempos de Guerra, Nunca Pare!

Texto Base:  “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os san

O Dia de Amanhã

Mais um ano está chegando ao fim. Este foi um ano de conquistas e derrotas para todas as pessoas, cristãs ou não. Na verdade, tanto a vitória quanto a derrota fazem parte da vida. Como a própria Bíblia diz: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.” Eclesiastes 7:14 Há dias bons e dias ruins, e esse ano não foi diferente para ninguém.         É muito comum nos reunirmos nos últimos cultos do ano para contar as bênçãos recebidas. Mas imagino quantas pessoas não tiveram ou não terão essa chance! Deixamos para agradecer no final, em um dia apenas. Quando precisamos, porém, pedimos o tempo todo, de todas as formas, em cada culto, cada oração, a cada pessoa. Por que nos é tão fácil pedir, mas tão custoso agradecer? Temos muita facilidade em ir ao altar para pedir por cura, por emprego, por restauração, por livramento; e deixamos par

Fé ou Razão?

Texto Base: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32 Recentemente recebi duas senhoras de uma outra religião para estudarmos a Bíblia. Elas bateram em minha porta e perguntaram se poderiam vir estudar. Eu concordei – como recusar estudar a Bíblia? Mas durante o “estudo” uma delas se exaltou e disse: “se você pensa assim, porque nos recebeu?” “Ora”, disse eu, “vocês bateram à minha porta!” Estudar a Bíblia é sempre bom. Mas precisamos estar com a Palavra na ponta da língua! “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1 João 2:14 Na verdade, qualquer pessoa que se dispõe a ensinar algo precisa estar com o conteúdo bem preparado, precisa saber das respostas antes que as perguntas sejam feitas. Ainda mais quando falamos do mundo espiritual. Pessoas que se oferecem para ensinar sobre Deus precisam realmente saber sobre De